felipe

                               

17 de junho de 2011

Dicas para a Reunião - pt 3 - Edificação

Agora a palavra de Deus será desenvolvida (cuidado com o termo ‘estudada’, porque isso nos lembra de aula e a célula definitivamente não é uma aula!). Tenha sempre a consciência de que o Espírito Santo deve ter liberdade total de dirigir a célula inteira, principalmente este momento, mas isso não tira a sua responsabilidade de se preparar com antecedência.

O líder deve servir como facilitador neste momento, isso quer dizer que ele deve levar os outros a se expressar e falar o que pensam a respeito do tema e texto escolhidos. Uma boa prática diz que um facilitador eficiente fala 30% do tempo da célula, todos devem ser estimulados a apresentar os seus pontos de vista sobre um assunto. Mas cuidado! Quem dá o foco da reunião é você e se as conversas começarem a divergir de Jesus ou do que a Bíblia diz como certo você deve intervir em amor.

É bom tomar cuidado também para que uma pessoa não fale de mais e outra fale muito pouco! Os falantes são bem vindos na célula, mas não podem tomar a atenção toda para si. E aqueles que são mais tímidos devem ser motivados a falar, sempre de uma forma que não os intimide. Lembre-se de que o mais importante é que todos continuem frequentando a célula, com o tempo o difícil será fazer com que o momento de edificação termine, pois todos exigem expressar suas opiniões.

Uma prática interessante é sempre terminar a edificação com uma retórica impactante ou desafio. As pessoas devem sair da célula com um “gostinho de quero mais”, e também motivadas a viverem o que foi abordado dentro da reunião no seu cotidiano. Outra dica é começar a edificação lembrando o que foi discutido no último encontro, se questionando se durante a semana foi possível viver aquilo.

Pessoas de outras religiões e denominações vão aparecer na sua célula mais cedo ou mais tarde (Glória a Deus \o/), por isso esteja psicologicamente preparado para agir caso o que for dito não condiga com a nossa fé. A melhor forma de estar preparado é conhecendo profundamente a palavra de Deus. Não há engano que a Verdade não desminta!

Preste atenção no quer for dito por todas as pessoas, demonstre interesse por elas. Assim elas se sentirão amadas e estarão dispostas a voltar às reuniões. Talvez a célula seja o único lugar onde a pessoa pode se expressar de verdade, não tire essa benção da vida dela. Além disso, podemos tirar algumas informações que podem ser exploradas melhor depois, no evangelismo.


#GodBless
@juliooom




Leia também as outras partes do estudo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário