Em dúvida sobre como fazer uma reunião de célula atraente? Aí vão algumas dicas...
A reunião deve ser feita semanalmente num dia e horário fixo, para que os membros da célula criem uma identificação com a data. Eles assumirão um compromisso de que, por exemplo, toda quinta 20h tem a reunião da célula.
O local da reunião é opcional. Se for feito sempre no mesmo lugar facilita a locomoção dos membros. No entanto, alternar o local para que cada dia aconteça na casa de alguém do grupo facilita para que o dono da casa convide amigos para ir à reunião. É muito mais fácil um amigo seu ir na sua casa, do que na casa de um estranho.
Existem várias estruturas de uma reunião de célula, sendo que geralmente são variações dos 4 E’s : Encontro, Exaltação, Edificação e Evangelismo. A ordem entre eles também varia.
Vou mostrar nos próximos posts essa estrutura que tem dado certo pra gente, na ordem que utilizamos. Começando no Encontro...
- Encontro:
É a parte do quebra-gelo, durante a chegada do pessoal. Nesse momento o visitante se sentirá mais à vontade com o grupo e todos esfriarão a cabeça, deixando os problemas um pouco de lado e se permitindo aproveitar a célula. O bom de fazer esse momento no começo é que dá tempo dos atrasados participarem das partes mais espirituais da célula.
Existem inúmeras formas de se fazer dinâmicas de quebra-gelo. As dinâmicas devem depender do perfil do seu grupo, um grupo mais alegre pode fazer a festa no quebra-gelo, enquanto um grupo mais contido pode simplesmente se abrir e conversar sobre algo em particular. Mesmo assim, todo momento de Encontro deve ser para descontrair e deixar as pessoas mais vulneráveis e abertas.
Uma dinâmica que funciona muito bem é a de uma pergunta levemente pessoal e a explicação da resposta. Por exemplo:
- Qual a última viagem que você fez? Você nos indicaria esse passeio? Por quê?
- Qual o prato de comida você mais gosta de fazer ou comer? Como esse prato é preparado?
Também existem aquelas dinâmicas mais divertidas, como a que faz com que uma história seja contada por todos os componentes do grupo alternadamente ou uma brincadeira como vítima/assassino/detetive, por exemplo. Aí vai da criatividade do líder, e existem inúmeros sites na internet com sugestões de quebra-gelo.
Para células mais jovens, onde as pessoas ainda não tem tanta intimidade e abertura, o ideal é se fazer dinâmicas impessoais neste momento. Com a maturidade da célula, esse momento pode evoluir para perguntas mais pessoais onde cada um compartilhará algo descontraído sobre si mesmo.
É importante lembrar que toda interação entre os participantes é muito bem vinda e o líder deve tentar fazer com que esta interação aconteça. Se as pessoas não se comunicarem no quebra-gelo, dificilmente o farão na edificação ou evangelismo...
#GodBless
@juliooom
Leia também as outras partes do estudo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário