felipe

                               

1 de junho de 2011

Por que as Células dão certo?


Essa talvez seja a pergunta que todos nós nos fazemos antes de entrar no universo das células. E continuamos a nos fazer mesmo depois de comprovarmos pessoalmente como as células funcionam, mas ainda antes de entendermos exatamente a vida por trás desse ministério.


Primeiramente a célula é uma forma de buscar a Deus, e Ele honra os que tomam a decisão de ir mais fundo na busca pela Sua presença. A célula leva a um crescimento espiritual tremendo, pois a Bíblia deixa de ser um conjunto de livros escritos há muitos anos e estudados de forma sistemática, e começa a ser um manual de valores práticos que são vividos no cotidiano.

Deus anseia por um relacionamento com o Seu povo. Esse relacionamento só não se desenvolve por nossa causa! É que nós facilmente nos contentamos com os cultos de domingo, a oração antes das refeições e a leitura bíblica deficiente, enquanto poderíamos ter tanto a mais do Pai. Assim nós nos afastamos de Deus. Na célula, através de pequenos grupos de desenvolvimento, o relacionamento com Deus é restabelecido e Ele começa a operar de forma mais relevante no meio daquelas pessoas.

Outro ponto que faz das células tão eficientes é a comunhão. Se o primeiro mandamento que resume a Lei nos leva a amar a Deus acima de tudo, o segundo nos impulsiona a um amor fraternal esquecido pelo mundo. Um amor que a maioria das pessoas não conhece e pelo qual são extremamente carentes sem nem mesmo saber. A célula supre essa carência. Na célula o amor é desenvolvido ao extremo!

A liberdade de se expressar e se identificar com as dificuldades dos outros leva as pessoas a se sentirem naturalmente bem nas reuniões celulares. Deus não utiliza apenas o líder para ministrar às vidas ali presentes, mas cada membro ministra sobre o outro de uma forma natural, dirigida pelo Espírito Santo. Existe um relacionamento genuíno entre o corpo formado na célula, e este corpo está totalmente ligado às outras células e à congregação. Isso é a reviver a igreja primitiva lida em Atos, instituída por Jesus.

O evangelismo é outro fator extremamente importante para a saúde da célula. Deus naturalmente irá auxiliar os grupos que tiverem no coração o desejo verdadeiro de que o próximo alcance salvação. Se depender de nós, falamos tão pouco de Jesus e agimos de forma tão precária para que as pessoas ao nosso redor sejam salvas, quando em atividades individuais. Mas no contexto da célula, facilmente começamos a convidar nossos amigos e familiares para a reunião e, através da presença de Deus neste momento, a salvação acontece de forma mais simples e eficaz.

E, por último, mas não menos importante, é o desenvolvimento de liderança que acontece no contexto celular. As células só são efetivas caso haja a formação de líderes para posterior multiplicação. Células que não multiplicam tendem a morrer, pois começam a perder os aspectos descritos acima. Todo líder deve ter consciência de que outros líderes precisam ser formados e de que células muito grandes se tornam problemas ao invés de solução.
Se existe uma necessidade de reunião de um grupo muito grande, não abra mão da célula, tente reunir o grupão na forma de celebrações e ‘celulões’, forme redes para que as células não se individualizem e procure manter o grupo unido sem deixar de viver as células. Se não houvesse a multiplicação na visão celular, dificilmente a mesma teria alcançado tamanho êxito.



Você já está envolvido no Ministério de Células? Então busque alcançar tudo o que a célula pode oferecer pra você e o seu grupo, cada um de nós é responsável pela vida da célula à qual fazemos parte!

Ainda não embarcou na benção da visão celular? Tá esperando o que? Deus quer se aproximar de você e usar a sua vida!

#GodBless
@juliooom

Nenhum comentário:

Postar um comentário