felipe

                               

10 de julho de 2011

Influenciando positivamente outras vidas - pt1





"Sede meus imitadores, como também eu de Cristo." (I Co 11.1)

Ser líder, quando existe uma responsabilidade real sobre as vidas pastoreadas, não é fácil. Esse ministério se torna ainda mais difícil quando alguma dessas vidas possui desvios de caráter ou problemas de personalidade que não se resolvem apenas com conversas.

Entendemos a necessidade de cuidar de cada uma de nossas ovelhas, mas algumas requerem uma atenção especial. Essas ovelhas por vezes são muito sensíveis e carentes, tem um temperamento explosivo, não estão vivendo o evangelho e dão mau testemunho, possuem problemas familiares ou feridas antigas que dificultam a aproximação... Enfim, são pessoas que realmente precisam mais de nós!

Um ponto importante a destacar é que, embora essas pessoas precisem mais de nós, ainda existem outras ovelhas que também precisam. As “ovelhas problema” precisam de mais atenção, mas não podem ter toda a atenção. Senão as outras ficarão com ciúmes. Lembre-se que, por mais que exista alguém do meu lado que perdeu um braço; se entrou uma farpa no meu dedo, eu também quero um band-aid, e quero agora!

Mas o nosso foco são aqueles que realmente precisam mais de nós. Como construir na vida deles? Como fazer uma diferença significativa na vida daqueles tem problemas sérios demais para que nós possamos resolver? Influencia positiva é uma ótima resposta a estas perguntas.

Nas próximas semanas estaremos conversando sobre como cuidar e trabalhar na vida daqueles liderados que precisam de uma atenção especial. Não apenas porque o seu problema é muito grave, mas também porque está relacionado com algum ponto crítico (saúde, família, desvios sérios de caráter,...) em que naturalmente não “deveríamos tocar”.

O importante é sempre se lembrar de que você constrói primeiramente com a sua influencia. Antes de a pessoa confiar em você ela irá te testar para ter certeza de sua integridade. E também que, por mais que você fale o que certo, é a sua vida que falará mais sobre como aquela pessoa deve agir.

Influenciar é fazer imitadores. Suas atitudes têm imitado as atitudes de Cristo? Pensando nisso, aí vai a primeira dica:


Dica 1: As suas atitudes falam muito mais que suas palavras, e sempre haverá alguém vendo o que você faz!


Lembrando daquele ponto que comentamos sobre a necessidade que cada um tem de atenção, independente do seu problema:


Dica 2: Dê mais atenção a quem precisa de mais atenção, mas nunca deixe de dar atenção a todos. Cada pessoa precisa se sentir importante e o líder tem a obrigação de satisfazer essa necessidade de todo liderado.



#GodBless
@juliooom

Nenhum comentário:

Postar um comentário